Como perder o medo de Falar em Público

Tempo de leitura: 2 minutos

O medo de Falar em Público

Todos nós, vez por outra, poderemos ser solicitados a falar em público. Portanto, a qualquer momento poderá ser você o convidado.

Mas como você encara esse ato?

Talvez você nunca tenha discursado em público. Ou quem sabe já é um experiente na área. Mas o fato é que falar em público sempre poderá nos causar certo medo.

E fique você sabendo que o medo de falar em público é algo real.

Todavia, há uma boa notícia: assim como você aprende a andar de bicicleta, dirigir um automóvel, andar de asa delta ou mesmo saltar de paraquedas, você pode aprender a falar em público e vencer esse medo.

Veja, o medo de falar em público configura-se como um dos piores da humanidade, para muitas pessoas, falar em público é mais angustiante do que mesmo o fato de saber que vai morrer um dia.

Assim, neste breve artigo, quero lhe passar duas simples dicas que podem lhe ajudar a enfrentar essa situação:

1º Na próxima vez que for convidado a falar em público, não recuse. Aceite o convite. Aliás, tome você mesmo a iniciativa e na primeira oportunidade que tiver, expresse-se para um público pequeno, ainda que seja de dez ouvintes. O fato é que a primeira dica é:

VOCÊ DEVE ENCARAR SEUS MEDOS AGORA!

2º A segunda dica é também muito simples: simplesmente relaxe. Isso mesmo RELAXE. O relaxamento é fundamental para se perder esse medo. Pesquise uma maneira bem tranquila para deixar você relaxado. Você pode simplesmente, um pouco antes de ter de falar para uma plateia, deitar-se bem descontraído, com braços e pernas bem relaxados. Ou mesmo, frente a um espelho, imaginar-se tranquilo, pensar em coisas boas, e relembrar momentos de sua vida em que se saiu vencedor por ter sido capaz de realizar algo que aparentemente parecia difícil.

Bem, essas foram apenas algumas dicas para você buscar o seu próprio relaxamento. Portanto, encontre você mesmo o que lhe deixa mais sereno, tranquilo e muito relaxado.

Se você deseja mais dicas sobre como falar de maneira profissional, veja o nosso vídeo abaixo: